História e Fundação da Associação


Murça do Douro no mapa de Portugal.


Murça do Douro, concelho de Vila Nova de Foz-Côa e não Murça de Vila Real, como alguns confundem.
Situada a cerca de 180km do Porto e a 400km de Lisboa é das mais pequenas freguesias do concelho e assim mais sujeita à desertificação populacional, causadas pela emigração para o estrangeiro e para o Litoral.

França, Suíça e Luxemburgo no estrangeiro e áreas metropolitanas de Porto, Aveiro e Lisboa, são os principais destinos daqueles que partem mas que levam Murça no coração, como verdadeiros “Morcegos”. Assim se chamam os naturais desta linda Aldeia do Alto Douro, que se encontra na mais antiga região demarcada de vinho do mundo, classificada Património Mundial pela UNESCO.



História e Fundação.


A pensar nessas pessoas, e, claro, na reunião da Amizade e Fraternidade das gentes desta Aldeia, surge a ideia de criar uma Associação para promover a nossa Terra e suas gentes.
Gente trabalhadora que tira da terra a sua riqueza com orgulho e muito esforço. Gente que lá longe não esquece o que é ser Morcego.

Como principal objectivo desta Associação pretende-se divulgar e recuperar o património, usos e costumes típicos da nossa região, como já aconteceu, por exemplo, com a aquisição e renovação do Lagar de Vinho.

Em 2001 foram realizadas as obras de reconstrução da Capela de S. João, e a 18 de Junho teve honras de inauguração com a bênção da Sua Excelência, o Bispo D. Jacinto Botelho da Diocese de Lamego. No convívio popular que se seguiu, foi apresentada a ideia.

Alguns contactos e meses depois, a 23 de Novembro de 2001, é criada a Associação de Desenvolvimento “Os Amigos de Murça, Vila Nova de Foz-Côa”, pela mão dos fundadores:

António Fernando Cláudio Bento
Maria de Lurdes Basaréu
Fernanda dos Anjos Brilhante
António José Rodrigues – representante de Dr. Coixão
Virgínia Martins Branco Pereira
Maria Otília dos Santos Moutinho
Alcino Fernando Cláudio
Joaquim Jorge Carneiro Piçarra
Eurico Augusto Andrade Piçarra
Arlindo dos Santos Lourenço
Jaime Sequeira Aranda



Os Amigos de Murça.


São mais de 200 os Amigos de Murça sócios, e, muitos mais o são participando nas nossas actividades de convívio, jogos populares, organização de festas e passeios, e participação nas actividades culturais do concelho.

A cada convívio que se realiza aparece mais um Amigo. E no seguinte, um Amigo de um Amigo. E raro é aquele que não volta e traz com ele… mais um Amigo.

E com esse virão muitos outros desejosos de conhecer os costumes e tradições da nossa terra.



Principais Actividades:


Convívio tradicional: A Festa da Porca. Normalmente organizado em Novembro por ocasião do aniversário.
Organização de Torneios de Malha e de Sueca.